- Por José Roberto em 14 de Setembro de 2018
O profissional liberal é aquele que possui formação técnica ou acadêmica em determinada área. Isso significa que ele tem autonomia, conhecimento e ferramentas suficientes para exercer as suas atividades de maneira independente
Essas atividades devem ser regulamentadas e legalizadas. O profissional liberal deve estar capacitado, pois possui total responsabilidade pelo serviço ou produto que oferece.
Você pode ser um profissional liberal com ou sem vínculo empregatício. O mais comum, no entanto, é possuir algum vínculo. Por exemplo, um advogado que faz parte de um escritório com dois colegas de profissão.
É comum que exista confusão entre os termos profissional liberal e profissional autônomo. Porém, existem diferenças entre eles, e você precisa conhecê-las antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo.
A principal delas é que o profissional liberal tem formação na área em que atua. Já o profissional autônomo pode ser qualquer pessoa oferte produtos e serviços sem vínculos empregatícios.
Dessa forma, podemos dizer que o profissional autônomo costuma a ter mais conhecimento empírico do que técnico-científico para exercer as atividades. Alguns exemplos são: pintores, eletricistas e encanadores.
Como exemplos de profissional liberal, podemos citar os médicos, tradutores, dentistas, advogados, arquitetos e administradores. Claro, existem muitos outros. Isso porque é possível trabalhar de forma independente na grande maioria das áreas.